Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/serbenfi/public_html/modalidades/src/jogadores.php on line 397
SerBenfiquista.com - Vitor Baptista
imagemTopo
- Vitor Baptista
Vitor Baptista

Ver imagens do jogador

Preferido por users
Nome Completo Vitor Manuel Ferreira Baptista
Idade 1948-10-18 - 1999-01-01
Nacionalidade: português
Internacionalizações: 11
Peso: 0 kg
Altura: cm
Posição Avançado

Ele era o maior, no seu desassombrado exercício de auto-avaliação. Ele era Vítor Baptista. Seguramente, o mais controverso jogador do universo benfiquista e nacional.

O pai transportava peixe da lota para a praça de Setúbal. Morreu novo, era o Vítor pouco menos que imberbe. “Eu fazia recados às prostitutas, apanhava moedas que os ‘camones’ atiravam para a água e trabalhava numa mercearia”, enquanto a mãe se viu na contingência de emprego pedir numa fábrica de conservas.

Fervia de paixão por Eusébio, quando principiou a sua odisseia. Entrou num torneio de futebol de sala, 15 anos tinha, segundo melhor marcador foi, atrás de Quinito, esse mesmo, o treinador de futebol. Olheiros do Vitória ficaram desvanecidos perante uma boa fornada, que sinais dava de querer trepar nas lides. Vítor Baptista não foi escolhido, mas tanto insistiu, tanto clamou justiça, que Emídio Graça, irmão do benfiquista Jaime, acabaria por dar anuência.

Meteórico foi o ascenso. Aos 18 anos, venceu a Taça de Portugal, num jogo tremendo com a Académica. Sob a direcção técnica de Pedroto, pedaços de talento distribuiu, no Bonfim e noutros recintos. Chegou a comprometer-se com o Sporting, mais leonina era a proposta, só que o Benfica antecipou-se, cedeu Praia, Torres e Matine ao Vitória. Viu-se compelido a trajar de vermelho. Não houve sinal de lamúria. Afinal, entrava nos píncaros da fama. Até nem desbotou, apesar da concorrência de Nené, Eusébio, Artur Jorge e Jordão. Disse ao que ia, naquele estilo cavalgante, nem sempre a primar pela estética, mas sólido, sólido como uma rocha.

 

O seu traço de exotismo não passava despercebido. Era um desadaptado, indulgente sobretudo fora das quatro linhas. Recorda Shéu, quão perplexo ficou, no dia em que Vítor Baptista prendeu um exemplar da raça canina ao poste de uma baliza, poucos minutos antes de um treino.

E para a posteridade ficou o mais hilariante dos episódios que a Luz conheceu, quando após ter marcado o golo do triunfo do Benfica, em dia de derby, frente ao Sporting, se apercebeu que lhe faltava o brinco na orelha. Parado esteve o jogo quase cinco minutos. Agachado, gatinhando mais e mais, era ver Vítor Baptista a passar a relva a pente fino. Incrédulos ficaram os colegas, os adversários, a multidão que coloria as bancadas. Não mais apareceu o brinco e a vitória, essa, recusou-se a comemorar.

Sempre autista, pôs a cabeça em água a muitos dos seus treinadores. No Benfica e na Selecção, protagonizando falhas graves de indisciplina. Apesar de tanta incontinência, o povo gostava de Vítor Baptista. Apreciava o seu código de jogo, a forma como se recreava com a bola, o apetite insaciável pelo golo.



Esteve sete épocas no Benfica e ganhou cinco Campeonatos. À entrada da última, foi categórico e sustentou que “o melhor futebolista português não pode continuar a jogar se lhe pagarem como até aqui”. Assim falou, talvez ao volante daquele Jaguar, que havia adquirido por 150 contos a um milionário aterrorizado com a Aliança Povo/MFA e o avanço para o socialismo. Contrição fez e regressou ao activo. Para uma das suas conseguidas temporadas.

Ainda que houvesse interesse do Benfica na sua continuidade, muito por força da pressão popular, que os comportamentos desviantes se iam acentuando, Vítor Baptista regressou a Setúbal, no começo de uma deambulação por vários clubes, que culminou no Estrelas do Faralhão, da Distrital setubalense.

Nos últimos anos de vida, ele que morreu num 1º de Janeiro, com meio século de vida, aparecia com frequência no Estádio da Luz. Degradado, infelizmente muito degradado. Mas para Vítor Baptista, aquele que levantou estádios, à custa do perfume do seu futebol, fica a mais portuguesa das palavras, aquela que tradução não tem, a portuguesíssima saudade.

 

 

Épocas no Benfica: 7 (71/78)

Jogos: 150
Golos: 64

Títulos: 5 CN e 1 TP

Texto: Memorial Benfica, 100 Glórias
Copiado de Ednilson




Transferências:
Época


Carreira:
Época Equipa Jogos Golos Minutos c.a c.v
1977/1978 SL Benfica Informação não disponivel
1976/1977 SL Benfica Informação não disponivel
1975/1976 SL Benfica Informação não disponivel
1974/1975 SL Benfica Informação não disponivel
1973/1974 SL Benfica Informação não disponivel
1972/1973 SL Benfica Informação não disponivel
1971/1972 SL Benfica Informação não disponivel
1970/1971 SL Benfica Informação não disponivel
Totais no Benfica: 0 0 0 0 0

Votacao média: 1  15 votos Comentar Comentar {slobotranslate str=commentsRead} Ler comentários
Andy - 2008-06-02 13:55:17Alertar moderador
um génio. O George best Portugues. RIP



Registar!
Esqueceu Password?
LOGIN

Julho
Aimar
Aimar - 9.06

Nome Nota
Alan Kardec 8.55
Aimar 8.20
Carlos Martins 8.14
Ver Estatística completa

Pedido de Descukpa
Benfica prepara Guadiana com dois treinos diários
Gaitán condicionado
Kardec: "Sei das minhas qualidades"
Ver tudo

Users Registados: 401
Anónimos: 243
Total: 644

diana_ss20 00:18:50
tininhaslb 00:06:49
lobotomizado 00:06:40
vitor.np 00:09:53
vitor.np 01:00:49
SLB.FUN

Último
SL Benfica 3 - 2 Mónaco
Próximo
-
Classificação º
  > Camadas Jovens



Siga-nos no twitter

Encontrou um erro nesta página?
| © SerBenfiquista.com 2001-2009 | 29