Olheiros zarolhos

Tosta Mistica



Já deu para entender que no mercado internacional de transferências de jogadores há três tipos de clubes intervenientes:

1º. Os que compram apenas bons jogadores a qualquer preço (R Madrid, Barcelona, Chelsea, Manchester, Bayern, Juve, Milan, etc). Só adquirem certezas, jogadores de primeira água, internacionais confirmados, com um preço que se justifica, pouco arriscando desportivamente;
2º Os que compram jogadores medianos a preços medianos (Portsmouth, Vila Real, FCP, PSV, Estugarda, Fiorentina, etc). Compram muito, "barato", e arriscam muito financeira e desportivamente;
3º Os que compram o que vai surgindo a custo zero, por empréstimo ou em negócios de ocasião (onde se inclui o nosso Benfica). Surgem normalmente jogadores "velhos", os incompreendidos, e alguns com nome reconhecível mas com classe ainda a comprovar. O risco desportivo é enorme, o financeiro nulo; Tenta-se por vezes o "piscar de olho" aos jogadores medianos, acenando com "o projecto", sem verdadeira capacidade financeira para as aquisições e salários. Mas é uma política compreensível, não condenável, que até já deu alguns frutos no caso do Benfica.

Não havendo então disponibilidade financeira para a aquisição dos melhores talentos mundiais, deveria o clube seguir vias alternativas, que aliás já desenvolveu nos seus melhores períodos de êxitos desportivos:

- A formação de jogadores dentro de portas, por captação (Rui Costa, Paulo Sousa, Chalana e outros);
- A aquisição de jovens promessas, jogadores de elevado potencial, vindos muitas vezes de clubes "desconhecidos" ou até de divisões inferiores (Barreirense ou Amarante, por exemplo), tais como Eusébio, Bento, Diamantino, João Alves, Carlos Manuel, Moreira, Paneira, etc, etc. Do anonimato, saltaram para a titularidade, ganharam taças, foram à Selecção e em alguns foram adquiridos pelos clubes do primeiro tipo, já consagrados.

Porque, na verdade, o que arrepia é pensar que o clube não tem conseguido, com uma excepção ou outra, formar nas suas escolas, por exemplo, um centro campista pelo menos equivalente ao Beto, ou que em todos os campeonatos nacionais não exista um jovem valor a despontar, passível de ser "laminado", e com, pelo menos, talento semelhante. Não exista ou não esteja identificado...

Uma coisa é achar um jogador de génio puro, um 9 ou um 10, que surge esporadicamente, e há poucos no mundo, outra coisa é formar/encontrar jogadores para lugares de trabalho, que exigem força, disponibilidade e entrega, mais do que talento. Creio que pelo menos as posições como defesas e trincos se enquadram nestas condições...

Parece que o clube perdeu "know-how" na busca de jovens promessas (curioso pensar como um Boavista descobriu e promoveu os jovens Nuno Gomes ou João Pinto e o Braga o Tiago, Quim e Ricardo Rocha e nós não, ou como não "compreendemos" os diamantes Deco e Maniche); Ou então, é mesmo difícil ser um olheiro com mística!

Daí a minha pergunta: Como identifica um olheiro profissional uma jovem promessa?, Como separa o trigo do joio, que critérios usa?

- Avalia a capacidade física "anormal" do atleta?
- Considera o jeito especial no tocar da bola, ou do seu sentido posicional?
- Observa o estilo cerebral como gere um jogo de escalão inferior?
- Usa um feeling muito próprio de quem anda há muitos anos no futebol, misturando tudo isto?
- Ou é tudo puro marketing, basta Mourinho falar bem desse jogador, para se tornar apetecível?

Não nos esqueçamos que Ronaldinho. Cruift, Zidane, Rui Costa, Simão e outros foram, a seu tempo, jovens promessas à procura de uma oportunidade. E quem inteligentemente lhes deu, poupou, ganhou dinheiro e títulos...   

Desculpem qualquer coisinha, é só a primeira participação...

the.one


Darkboy

bem vindoi tosta mistica... ;)

the.one

Citação de: Darkboy em 17 de Junho de 2006, 00:51
bem vindoi tosta mistica... ;)

ele anda-me a perseguir!!!  :-;D  :2funny:

ganda darkboy, sempre com a sua mensagenzita!!!

Darkboy

Citação de: the.one em 17 de Junho de 2006, 00:53
Citação de: Darkboy em 17 de Junho de 2006, 00:51
bem vindoi tosta mistica... ;)

ele anda-me a perseguir!!!  :-;D  :2funny:

ganda darkboy, sempre com a sua mensagenzita!!!
:2funny:

kuanto ao tema n tenho uma opinião formada...

foNNtes

nao me perguntes como o Vila Real consegue..se ainda  fosse o Villareal..

CorDeSang2

Belo tópico.

Ao que já foi dito, gostava de acrescentar a prospeção internacional:

- Na Bulgária, Roménia, Suécia e República Checa. Viveiros de bons jogadores. Mercado de comunitários baratos. Não preciso de lembrar os suecos do Benfica  ::), e as grandes gerações de futebolistas que os outros três países já deram ao mundo. É questão de ter alguém 'competente' no terreno com boas relações com os clubes.  :(

Pedro Neto

Excelente tópico, partilho precisamente da mesma ideia.

O que me parece é que o Benfica deixou, simplesmente, de apostar a fundo no mercado português. Parece-me ainda que há no clube uma espécie de sobrancerismo dos tempos antigos e muitos - adeptos incluidos - ainda não se aperceberam que o clube está no limiar da falência e não tem dinheiro para contratar grandes jogadores - aliás, nunca o teve.

O problema maior dessa falta de conciêncialização é que se aposta na quantidade em prol de uma, perdoem-me o termo, estupidificação das massas, ao inves de apostar a fundo mas de forma cuidada em talentos reconhecidos e/ou em produtos das escolas.

Parece que há medo de confirmar - ou não - que as escolas não prestam, alimentando sempre uma grande alma benfiquista sedenta de novidades. A outro nível, julgo que o clube não soube entrar no novo futebol mundial - talvez de 95 para cá - e continua pouco profissional.

A mim causa-me grande sofrimento observar o estupendo desafogo financeiro do FC Porto que pode, neste momento, contratar jogadores da gama média/alta do mercado enquanto nós ficamos com as raspas. Essa situação significa que, embora possamos vencer titulos de forma esporádica, o verdadeiro dominio do futebol nacional não sairá - pelo menos enquanto durar esta situação - das mãos do FC Porto.


antonioli

#8
Citação de: 11913946 em 17 de Junho de 2006, 01:26
Excelente tópico, partilho precisamente da mesma ideia.

O que me parece é que o Benfica deixou, simplesmente, de apostar a fundo no mercado português. Parece-me ainda que há no clube uma espécie de sobrancerismo dos tempos antigos e muitos - adeptos incluidos - ainda não se aperceberam que o clube está no limiar da falência e não tem dinheiro para contratar grandes jogadores - aliás, nunca o teve.

O problema maior dessa falta de conciêncialização é que se aposta na quantidade em prol de uma, perdoem-me o termo, estupidificação das massas, ao inves de apostar a fundo mas de forma cuidada em talentos reconhecidos e/ou em produtos das escolas.

Parece que há medo de confirmar - ou não - que as escolas não prestam, alimentando sempre uma grande alma benfiquista sedenta de novidades. A outro nível, julgo que o clube não soube entrar no novo futebol mundial - talvez de 95 para cá - e continua pouco profissional.

A mim causa-me grande sofrimento observar o estupendo desafogo financeiro do FC Porto que pode, neste momento, contratar jogadores da gama média/alta do mercado enquanto nós ficamos com as raspas. Essa situação significa que, embora possamos vencer titulos de forma esporádica, o verdadeiro dominio do futebol nacional não sairá - pelo menos enquanto durar esta situação - das mãos do FC Porto.



Muito bem! Excelente texto do Afonso para iniciar o tópico e excelente este texto também.
Muito se fala em apostar no mercado nacional mas quando se aposta nele é para ir buscar jogadores de uma "2ª linha", infelizmente é assim nos últimos tempos.
A nossa formação ainda está a muitos anos luz de outras...

Afonso, não tem de pedir desculpas, ora essa. ;)

rag

Sinceramente, parece-me que o trabalho feito a nivel de formação é miserável para não dizer nulo. A prova disso está á vista: nas camadas jovens nada ganhámos e numa delas até levámos 6 do sporting e em juniores nem á fase final chegámos!!! Isto é preocupante. Muito preocupante. Dizem-me depois voces que com o Centro de Estágio tudo vai mudar, mas eu não acredito. Em minha opinião, a nivel de escolas, a melhor é a do sporting seguido do porto e do boavista. Até a do Braga e do Guimaraes é melhor que a nossa. Não há nada que se aproveite. Qd lá aparece um que é mais ou menos, chega a acordo com outro clube e vai-se embora(Ex. João Vilela).

Quanto aos olheiros, eles são mesmo zarolhos!!!!! Depois do RR33 e do Tiago, mais nenhum teve qualidade para se afirmar na  nossa equipa principal (ex. Carlitos, Alex, etc, etc...) e isto é muito grave!!! E quanto á prospecção? Lembram-se quando saiam do Benfica verbas para um suposto olheiro que se veio a revelar ser invisual?? Isto diz tudo!!!!!!!!!!


Ora porra!!!!!!


Bem vindo, e bom tópico, analisado com extraordinária lucidez!!!!

Myngos

Penso que com o saco de rebuçados e caramelos que o Veiga possui, temos todas as condiçoes para adquirir grandes jogadores.  Estamos numa posição tão previligiada, que em relação ao poder económico estamos ao nível de grandes colossos do futebol mundial como o Saragoça. Enfim, estamos no bom caminho.

PS. Infelizmente desta vez os caramelos não chegaram, e o Argentino D`Alessandro preferiu os chocolates do gigante Saragoça...

tigerwoodss

Acho que uma simples frase sobre a realidade do clube tira-te muitas das tuas duvidas:

O benfica durante mais de 10 anos simplesmente não fazia prospecção fora da área de lisboa. O benfica tinha menos de 10 observadores que íam vendo uns jogos no distrito de lisboa...sem grande coordenação. Os bons jogadores que íam aparecendo nas nossas camadas jovens devem-se à nossa grande massa adepta que levavam os seus filhos aos treinos do benfica.

Se leres os tópicos na área da formação descobrer que o benfica neste momento faz captações em muitos distritos do país, tem centenas de prospectores e muitos observadores (Pelo que sei só no distrito do porto são muitas dezenas de prospectores - apenas um exemplo), para além de dezenas de protocolos com clubes importantes a nível regional em todos os distritos do país. 
É claro que não se fazem talentos de um dia para o outro...e esta nova estratégia de formação tem agora dois anos apenas.

Com esta explicação acho que as tuas duvidas ficam esclarecidas...o problema não é dos olheiros serem zarolhos, o problema é que quase não tinhas olheiros e apenas os tinhas em lisboa. Por essa altura andava o sporting a buscar o simão e muitos mais jogadores à santa terrinha.

respondendo às outras perguntas técnicas:

O mais importante na avaliação de um jogador é a sua componente técnica aliada a alguns pormenores físicos. Mas é totalmente errado escolher jogadores apenas pelo físico.
Recentemente um antigo seleccionador das camadas jovens referiu num seminário que a certa altura escolhia os jogadores para as selecções dando especial enfase ao aspecto físico. Depois na mesma palestra disse que era um erro, e que dessa selecção tinha deixado de fora por exemplo o simão sabrosa por ser baixo e magro....

Do meu ponto de vista não existe um fórmula mágica...
É preciso ter em atenção vários pormenores fisicos, técnicos, psicológicos e tácticos. E muitas vezes um jogador pode ser excelente porque em termos fisicos e tácticos é muito bom (luisão, por exemplo), e outro pode ser bom utilizando apenas dotes técnicos e tácticos (deco, por exemplo). O mais importante é ser um jogador que se destaque claramente dos restantes da sua idade.


espero ter ajudado,
cumprimentos

tigerwoodss

Citação de: rag em 17 de Junho de 2006, 01:43
Sinceramente, parece-me que o trabalho feito a nivel de formação é miserável para não dizer nulo. A prova disso está á vista: nas camadas jovens nada ganhámos e numa delas até levámos 6 do sporting e em juniores nem á fase final chegámos!!! Isto é preocupante. Muito preocupante. Dizem-me depois voces que com o Centro de Estágio tudo vai mudar, mas eu não acredito. Em minha opinião, a nivel de escolas, a melhor é a do sporting seguido do porto e do boavista. Até a do Braga e do Guimaraes é melhor que a nossa. Não há nada que se aproveite. Qd lá aparece um que é mais ou menos, chega a acordo com outro clube e vai-se embora(Ex. João Vilela).

Quanto aos olheiros, eles são mesmo zarolhos!!!!! Depois do RR33 e do Tiago, mais nenhum teve qualidade para se afirmar na  nossa equipa principal (ex. Carlitos, Alex, etc, etc...) e isto é muito grave!!! E quanto á prospecção? Lembram-se quando saiam do Benfica verbas para um suposto olheiro que se veio a revelar ser invisual?? Isto diz tudo!!!!!!!!!!


Ora porra!!!!!!


Bem vindo, e bom tópico, analisado com extraordinária lucidez!!!!


rag, que sabes tu do trabalho que está a ser desenvolvido na formação?

pelos vistos sabes muito pouco...dizes nesse comentário que não ganhámos nada. Somos campeões distritais de infantis A e B
Somos campeões distritais de escolas A, B e C.

É verdade que perdemos 6-0 com o sporting em iniciados, mas ganhámos 6-0 ao Boavista em Juvenis. Ganhamos 4-0 ao braga em escolas, 5-0 ao guimarães em escolas. Há 15 dias tinhamos ganho 3-0 ao porto em juvenis.

Posso concordar contigo se me disseres que o porto e sporting tinham melhor formação que o benfica... mas neste momento estamos claramente à frente de bragas, boavistas e porto. O sporting ainda parece ter alguma vantagem, mas claramente a vai perder nos proxmos tempos.

Como exemplo disto basta apenas descobrires as dezenas de jogadores em que sporting ou porto estavam interessados e acabaram por vir para o benfica nos ultimos 2 anos.

cumprimentos

PI_SLB

Gostei do teu ponto de vista.

slbcarlos

mas para o slb ser melhor k o sportem na formacao, tem k lancar jovems no plantel principal  e isso k o Benfica nao esta a fazer.  e so quando o slb comecar a fazer isso e k pode comecar a aproximar-se do sportem, pk quandoum jovem tem k escolher entre uma e a outra vai sempre escolher uma equipa aonde se aposta mais nos jovems. e por isso k os melhores jovems vao parar ao sportem.