Iniciados A - Fase Final: Benfica 1-1 Sporting (Crónica, Fotos e Entrevistas)

andre_04_SLB

E era hoje. Este jogo valia por uma época. Benfica e Sporting encontravam-se manhã cedo para uma partida que resolveria todas as questões inerentes a este campeonato. O Sporting, depois de estar praticamente fora das contas do título à 2ª jornada, acabou por fazer uma grande recuperação e partir para uma série vitoriosa que os colocou na primeira posição com mais dois pontos que o Benfica. Há três jogos sem ganhar, os pupilos de Bruno Lage necessitavam de vencer de qualquer das formas pois só esse resultado lhes garantia a conquista do troféu mais desejado por estes atletas.

O Benfica não apresentou qualquer novidade no onze inicial, mantendo a aposta de Bruno Gaspar a Lateral Esquerdo e de Rui Silva como Extremo, com o complemento do duo mais utilizado (Toni Sá e Marco Grilo) a meio-campo a ser entregue a Gonçalo Dias <a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_2756_modulo_jogos">(ver caixa).</a>

Estava o jogo prestes a iniciar-se quando terminaram o treino os Juvenis A, que desde logo começaram a retribuir com muitos cânticos e aplausos a equipa de Iniciados que os apoio muito neste Domingo no jogo que acabaria por ditar a conquista do título aos sub-17 «encarnados». Iniciou-se um jogo sob um sol abrasador, e um ambiente muito apaixonante nas bancadas, com os adeptos do Benfica a apoiarem entusiasticamente a sua equipa.



Ainda a frio, o Sporting desenvolveu um lance de contra-ataque e logo aos 5 minutos adiantou-se no marcador, com João Carlos a desviar-se bem de dois opositores, quando já dentro da área, atirou cruzado para o primeiro golo do desafio. 1-0 para o Sporting. Respondeu o Benfica, ainda que sem convencer, num livre longínquo de Bakary que saiu um pouco por cima do travessão.

Melhorou o Benfica e este seria o lance que mostrou um ascendente óbvio dos «encarnados» até final da primeira parte. 16 minutos, diagonal com bola de Rui Silva, excelente visão a abrir o flanco em Bruno Gaspar que de pé esquerdo tirou um grande cruzamento para a pequena área onde Toni Sá, com tudo, num cabeceamento em mergulho, acabou por atirar ao lado. Grande oportunidade desperdiçada.

Não baixaram os braços os caseiros, muito menos Toni Sá que três minutos volvidos já atirava de livre directo muito próximo da barra. O Sporting encontrava dificuldades em sair do seu bloco defensivo e o Benfica mantinha a pressão alta, com Pedro Almeida a cruzar para Sancidino Silva que a pingar atirou muito próximo do poste da baliza defendida por João Gomes. Três minutos volvidos, e sem dar descanso aos ferverosos adeptos que não se cansavam de apoiar a equipa, o guardião do Sporting sai-se mal a uma bola e Toni Sá de bicicleta coloca-a na área com Sancidino Silva a saltar mais alto que Thomas Ravera, mas a não aproveitar o desposicionamento do guardião contrário, cabeceando ao lado.



Avalanche ofensiva do Benfica, com o Sporting a ter a melhor ocasião da primeira metade para aumentar a vantagem. Num lance fortuito, Betinho ganhou um ressalto, foi mais rápido do que Fábio Leite e atirou fora do alcance de Ângelo Martins que, contudo, viu João Santos ser muito forte na leitura que fez da situação e tirar em cima da linha aquele que seria o segundo golo do Sporting.

Lance polémico dá empate ao Benfica

Ao intervalo, duas alterações para cada lado (No Sporting já tinha saído no decorrer da 1ª parte o autor do golo João Carlos e tinha entrado para o seu lugar Tiago Bragança). O Sporting mudou de Lateral Direito, o Benfica fez sair Gonçalo Dias, passando a jogar em 4-4-2 com Bruno Gaspar a Extremo Direito e o recém entrado Daniel Martins a ocupar a posição de Lateral Esquerdo.

Foi um início de segunda parte frenético. Melhor o Sporting, logo a abrir, com Altair Júnior a fugir pela esquerda e a cruzar para a entrada da pequena área onde Betinho se adiantou ao corte de Fábio Leite e a atirar ao ferro. Grande oportunidade desperdiçada pelos «leões». Três minutos volvidos, aos 39', o lance que mais polémica trouxe ao desafio.

Começou cedo o anti-jogo dos jogadores do Sporting (já em Alcochete o fizeram). Paulo Silva pedia assistência no relvado, foi-lhe concedida e o seu companheiro atirou a bola fora para a equipa médica entrar. O técnico Bruno Lage, como fez sempre ao longo do ano, pediu ao seu jogador para devolver a bola, sempre, para o guarda-redes da equipa contrária. Pedro Almeida assim o fez, mas o passe saiu um pouco frouxo e ficou no coração da grande área. Não resistiu Sancidino Silva, foi à procura da felicidade e encontrou-a num remate forte para o fundo da baliza dos «leões». Muitos festejos nas bancadas, reprimenda imediata do técnico do Benfica para com o seu jogador.



Muitos protestos à mistura, a verdade é que o golo do empate galvanizou os jogadores do Benfica que foram literalmente para cima do seu opositor à procura do golo que lhes garantisse o título. 45 minutos, livre directo, Bakary num grande pontapé ficou a centímetros do golo. Três minutos volvidos, mais um lançamento "à Binya" de Pedro Almeida, Bakary volta a ficar perto do golo num cabeceamento ao lado.

Só dava Benfica, entretanto com os jogadores visitantes a usarem e abusarem do anti-jogo, com muitas quedas, muitos pontapés para longe quando a bola pertencia ao Benfica (vá lá que o treinador do Sporting não entrou em campo para chutar bolas para longe como fez o treinador do Guimarães). Voltando ao jogo, 57 minutos, Sancidino Silva volta a criar perigo, quando podia ter soltado em Rui Silva em excelente ocasião para finalizar, insistiu no remate e acabou com a bola fora, num chuto contra o defensor «leonino».

Já mais com o coração e as emoções de perder ali um campeonato, os jogadores do Benfica não conseguiram contrariar o azar e a falta de eficácia que acaba por retirar o título a estes jogadores, com o Sporting a fazer a festa no Seixal. Empate justo pelo que se passou no terreno de jogo, embora a existir um vencedor, esse fosse o Benfica, mesmo com aquele golo polémico, mas as «águias» desperdiçaram inúmeras ocasiões de golo, embora os «leões» também as tenham tido, daí este empate ajustar-se face aos acontecimentos.



Apreciação Individual:

Ângelo Martins (6) – Não teve responsabilidade no golo do Sporting, mas tem de se mostrar mais sereno e eficaz a bater as bolas. Exibição razoável.

Pedro Almeida (7) – Pela garra e sobretudo grande capacidade nos lançamentos para a área, foi um dos melhores. Ainda assim, menos exuberante do que o habitual em termos ofensivos.

Fábio Leite (6) – Não foi um dia sim para ele. Fez uma grande época mas hoje demonstrou algumas dificuldades em serenar a defensiva e, sobretudo, contrariar os argumentos do avançado do Sporting, Betinho.

João Santos (7) – Bom na leitura de jogo, foi essencial na 1ª parte a evitar um golo do Sporting.

Bruno Gaspar (8) – Melhor em campo. Muito forte a defender na primeira metade, viu-se um Bruno completamente diferente no segundo tempo. Deu outra profundidade ao flanco e os cruzamentos surgiram com muito maior frequência. Grande jogador!

Marco Grilo (7) – Saiu na 2ª parte quando se pedia uma opção mais ofensiva. Esteve eficaz em termos defensivos, forte na disputa de lances. Deu serenidade e segurança ao passe.

Gonçalo Dias (6) – Acabou por sair ao intervalo. Estava a realizar uma partida interessante, com boas movimentações e interacções junto do ataque, mas acabou por ser preterido na altura em que era necessário apostar mais no ataque.

Toni Sá (7) – Fez um bom jogo. Menos talentoso do que em outras partidas, foi, contudo, um dos elementos mais procurados para as transições.

Sancidino Silva (7) – Foi o jogador do Benfica em maior evidência em termos ofensivos, mas voltou a falhar alguns golos. Fez o gosto ao pé de forma polémica, procurou vários espaços para finalizar mas a sorte voltou a não estar com ele.

Bakary (7) – Lutou muito é verdade, mas exigia-se outra capacidade de finalização. Continua a demonstrar muita capacidade na recepção e jogo com os companheiros.

Rui Silva (7) – Não teve medo de ter a bola e isso ajudou a equipa em alguns momentos. Defendeu, correu, saiu esgotado.

Suplentes:

Daniel Martins (6) – Entrou bem, sem comprometer.

Miguel Herlein (6) – Teve um ou outro apontamento de valor.

Gerson Fidalgo (7) – Dos suplentes foi o que mais trouxe ao jogo. Pegou no jogo, tentou trazer a equipa para a frente.

<a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/rate.php?id=2756">Vote Aqui!</a>



Flash-Interview com Rui Silva:

"Hoje, e nos outros jogos, faltou finalização. Fomos melhores no jogo, o Sporting tem uma excelente equipa mas nós conseguimos contrariar isso. Repito, faltou-nos finalização para chegar aos nossos objectivos. Quanto ao lance do golo do Sancidino, nós pedimos desculpa, ele não sabia que o jogador do Sporting tinha posto a bola fora com a intenção de o Paulo ser assistido. Nós não queríamos ganhar por fraude, ou por jogo sujo, nós jogámos limpo toda a época e não haveria de ser no jogo final que as coisas iriam ser diferentes."

Quem é o verdadeiro campeão deste campeonato?

"É o Benfica sem dúvida alguma. Não é por jogar aqui, mas toda a gente viu que nós fomos a melhor equipa, fizemos uma época incrível, nesta Fase Final com jogos a meio da semana, ao fim-de-semana, acho que estamos de parabéns. Neste escalão o campeão não é o que ganha os campeonatos, mas sim aquele que evoluiu mais, e temos de levantar a cabeça porque fizemos uma excelente evolução!"

Flash-Interview com o técnico Bruno Lage:

"Antes de falar sobre o jogo tenho de abordar a situação que deu o golo do Benfica. Não seria o mesmo treinador se não falasse disso. Como referi a seguir ao jogo do Guimarães, esta equipa tem regras muito próprias, o nosso guarda-redes não é assistido vezes sem conta, os nossos jogadores não simulam lesões, os nossos atletas não enviam bolas para longe quando o árbitro apita para o adversário não poder repor a bola rápido, e os mesmos jogadores sabem que a bola quando vai fora e é para ser devolvida, tem de ser dada ao guarda-redes.

Penso que toda a gente se percebeu o que passou. Nós nem festejámos o golo. O Pedro Almeida meteu a bola na área, ficou frouxo... O Dino apercebendo-se que a bola estava ali, não pensou e fez um golo que provavelmente não respeita as cores e o emblema do Benfica e nós já fizemos passar essa mensagem aos jogadores e inclusive já estive a falar com o treinador do Sporting que naquele momento percebeu aquilo que se tinha passado.

Em relação ao jogo, foi equilibrado, o Sporting entrou melhor, chegou ao golo e foi perdendo gás ao longo da primeira parte. Passámos a pressionar alto, jogámos na 2ª parte com dois avançados, é um facto que chegámos ao golo da pior maneira, mas voltámos a ter oportunidades de golo para vencer este jogo, mas não o conseguimos. Concordo com aquilo que disseste, fomos a melhor equipa, principalmente por aquilo que fizemos nos 5 jogos iniciais desta Fase Final, já deveríamos ter festejado o título e infelizmente não foi isso que aconteceu.

A partir do momento que temos 6 pontos e vamos a Alcochete poderíamos ter vencido esse jogo e numa infelicidade nossa acabámos por perder o jogo. Fomos nós que demos vida ao Sporting. Eles mesmo com o empate ficavam fora das contas do título. Nos dois jogos seguintes, dois nulos, voltámos a desperdiçar várias ocasiões, umas vezes por ineficácia nossa, outras por falta de sorte, com as bolas a irem aos postes e à trave. Hoje era uma final, quem vencesse era campeão. Surgiu um empate, com uma vantagem que fomos perdendo ao longo do campeonato e é mesmo assim, nem sempre o melhor ganha, pois estou convicto que fomos a melhor equipa do campeonato."

A equipa técnica sempre privilegiou a evolução, a rotatividade dos jogadores. Nesse aspecto podia-se esperar melhor, ou todos os objectivos foram conseguídos?

"Fazendo uma viagem até início da época, procurei falar com o nosso coordenador, coordenador técnico, coordenador de prospecção, pois eu andei em outros escalões e não conhecia a realidade desta geração de 93. O que me foi dito é que à partida não teríamos grandes hipóteses de discutir o titulo pois existiria, quer no Sporting, e mesmo no Porto, naquele momento uma evolução diferente daquilo que existia aqui.

Depois disto, e da evolução que os jogadores fizerem, termos chegado à última fase com tudo para sermos campeões, termos sido a melhor equipa, termos dominado praticamente todos os jogos, claro que nos deixa muito satisfeitos, é a satisfação de quem trabalha.

Na nossa opinião o que deve contar neste escalão é a formação e evolução dos atletas, e acredito que cerca de 90% destes atletas vão estar nos escalões Juvenis do clube, alguns com grande possibilidade de poder jogar já na equipa A, outros na equipa B, mas foi esse o percurso que nós fizemos."

A nível pessoal, o que o Mister Bruno Lage pretende para a próxima época? Continuar, subir de escalão?...

"O que importa é continuar a fazer o trabalho que tenho vindo a fazer. Principalmente, como disse no inicio do ano, é que trocava o titulo de campeão pela evolução dos jogadores, que permita ao Benfica ter um conjunto de jogadores com anos de casa e que consigam percorrer os escalões com uma grande qualidade para representar o Benfica.

Isso é aquilo que eu quero. É um facto que em três anos, não ganhei, na última. Em Juvenis, por um golo, o ano passado, com uma equipa que fomos construindo ao longo do tempo, na Fase Final com tudo na mão, e aqui a mesma coisa. São três anos que não ganhámos, com um bocadinho de sorte que não tivemos os títulos tinham aparecido, podia ser neste momento um treinador com três títulos, não tenho nenhum mas fico satisfeito quando as pessoas reconhecem o trabalho. Foram três anos, três anos de grande qualidade, três anos em que não fomos campeões em título, mas penso que o fomos em termos de formação e evolução dos atletas.

É um facto que queremos ganhar e é importante para o clube ganhar, mas também é importante o clube ganhar jogadores e esse é o meu trabalho e isso é o que eu quero continuar a fazer no futuro.

Se for no Benfica, tanto melhor, pois é um clube com o qual eu já estou bastante identificado, estou cá à 4 anos, por isso eu gostava de continuar. Mas, aquilo que eu quero, é continuar a ensinar aquilo que sei, hoje sou melhor treinador do que o que era no inicio da época, aprendi muito também com estes miúdos, e o que eu quero é continuar a fazer este trabalho que tenho vindo a fazer nos últimos anos."

Reportagem de André Sabino, Serbenfiquista.com.

Amigo das modalidades

naturalmente presente. Espero que desta vez mais gente siga as nossas vozes.

força miudos!

poiudivino

No Seixal não se pode fazer festa verde! É proibido! Vai ser 3-2  :angel:
Vamos levar o CANECO!!  :winner:

EagleHeart25

Acho que nunca quis tanto um título como este... Estes miúdos merecem TUDO!
Vamos apoiá-los!
:slb2: :slb2: :slb2:

Força Iniciados!
Força Benfica!
Que a sorte vos acompanhe


Miguelg

Citação de: EagleHeart25 em 09 de Junho de 2008, 13:39
Acho que nunca quis tanto um título como este... Estes miúdos merecem TUDO!
Vamos apoiá-los!
:slb2: :slb2: :slb2:

Força Iniciados!
Força Benfica!
Que a sorte vos acompanhe

Faço minhas as tuas palavras e como é obvio lá estarei para sofrer e festejar.
Vamos ter de certeza os Juvenis e Juniores a fazer barulho.....

Freire


rkc



Rui1983

a distância é grande, mas muito provavelmente vou arriscar tudo pelos nossos iniciados.
Carrega Benfica.

andre_04_SLB

Citação de: Rui1983 em 09 de Junho de 2008, 14:18
a distância é grande, mas muito provavelmente vou arriscar tudo pelos nossos iniciados.
Carrega Benfica.

Grande! É este o espírito. Mesmo que sejam de longe, ou nunca tenham acompanhado ao vivo a nossa formação, façam um esforço por esta equipa que merece muito este troféu!

.:VMPT:.

Tenho os Júniores no Olival....

Mas acho que o jogo do Olival n vai acabar bem...


Afonso


josevermelho

a unica vez k fui equipado com cores do benfica foi ontem e deu....a sorte k deu.amanha vou de novo com ela.....lavada claro :D :2funny: